terça-feira, 11 de outubro de 2011

INFÂNCIA ANOS 80 !!!

O BLOG FAZ UMA HOMAGEM A  DÉCADA ONDE AS CRIANÇAS TIVERAM VEZ E A OPORTUNIDADE DE CONHECER A VERDADEIRA INOCÊNCIA, ALÉM DOS GRANDES ARTISTAS E DESENHOS QUE FIZERAM PARTE DESTA HISTÓRIA.

Entre diversos grupos musicais, apresentadoras infantis despontando para o sucesso, desenhos que surgiram e até hoje fazem sucesso, está a verdadeira criança que teve a oportunidade de aproveitar o seu tempo, brincar, correr, estudar e o mais importante "Ser Feliz".
A década de 80 foi marcada pelo grande aproveitamento de artistas lançados exclusivamente para o mercado infantil, hits musicais que caíram  no gosto dos pequeninos e até os dias de hoje ainda são sucesso, como "Ilariê", da apresentadora e eterna rainha dos baixinhos XUXA. 
A loira que ainda arrasta multidões por onde passa acabou se tornando a preferência da criançada do Brasil e de outros países também, sendo que seu nome sempre foi sinônimo de sucesso e associado a inúmeras marcas de brinquedos, roupas, além de seus vários discos, filmes e projetos.  Depois de alguns anos trabalhando na rede Manchete, XUXA inicia no ano de 1986 uma das parcerias (que dura até hoje) de maior sucesso da história com a TV GLOBO e começa a apresentar o famoso XOU DA XUXA, que ficou no ar por quase sete anos. Junto com a loira vieram grandes novidades, inclusive as assistentes de palco da apresentadora conhecidas como "PAQUITAS" que ganharam destaque na mídia e se tornaram também cantoras ao lançarem o primeiro disco no ano de 1989, sendo a primeira música de trabalho "FADA MADRINHA (É TÃO BOM)" um grande fenômeno. 
O grupo de meninas passou por várias formações até a sua extinção no final do ano de 2002. Várias artistas que hoje fazem sucesso na televisão começaram a carreira como PAQUITA, entre elas estão: Letícia Spiller (Pituxa Pastel), Andréia Faria (Xiquita Sorvetão), Bianca Rinaldi (Xiquita Bibi), Juliana Baroni (Catuxa Jujuba), Graziella Schmith (Grazie Modelão), Monique Alfradique (Nique), Tatiana Maranhão (Paquitita Loura), entre outras.

Entre o time de apresentadoras que marcaram também a década de 80 encontra-se: Angélica e Mara Maravilha. As duas que também continuam na mídia até hoje, porém com públicos diferentes (Angélica apresenta programas voltados para jovens e Mara é cantora gospel), fizeram a alegria de criançada e garantiram seu espaço no coração do público infantil.
A loirinha ANGÉLICA, natural de Santo André, iniciou sua carreira como apresentadora aos 13 anos idade também na Tv Manchete e a partir de então não parou mais. Apesar do grande número de críticas e comparações com XUXA,  a então adolescente seguiu seu caminho e continuou a trilhar seu sucesso, onde no ano de 1988 lançou a música que até hoje é lembrada no Brasil, "VOU DE TÁXI", cujo albúm que continha o hit vendeu mais de dois milhões de cópias. No ano de 1993, Angélica muda de emissora e vai para o SBT, onde passa a comandar três programas durantes as tardes, sendo eles: "Casa da Angélica", "Passa ou Repassa" e "TV Animal", já em 1996 a loira passa a integrar o time de artistas da TV GLOBO, onde permanece até hoje.
A baiana MARA começou ainda criança sua carreira, mas foi com 15 anos de idade que viu sua vida mudar após receber um convite do empresário e dono do SBT, Silvio Santos, para morar em São Paulo e ganhar um contrato com a emissora. Três anos depois, após trabalhar como repórter , apresentar alguns programas e ser uma das juradas do famoso show de calouros, MARA conseguiu o seu próprio programa voltado para o público infantil chamado "SHOW MARAVILHA", vendo então seu nome virar febre entre as crianças, além de entrar com tudo na disputa pelo primeiro lugar de audiência com a TV GLOBO. A baianinha seguiu por muitos anos sendo um grande ícone entre os pequeninos e desde 1995 segue com sucesso como cantora de música gospel.
O quarteto de "Trapalhões" (Didi, Dedé, Mussum e Zacarias) mais famoso do Brasil ficou conhecido no início dos anos 70, sendo que Didi e Dedé já trabalhavam juntos desde o ano de 1965. O ano de 1977 marcou a entrada dos grandes humoristas na TV GLOBO e o Brasil viu o humor dar uma guinada através dos quatro comediantes. Com um programa divertido que passou por diversos formatos "OS TRAPALHÕES" acabaram se tornando um dos maiores sinônimos do entretenimento e responsáveis por grandes bilheterias dos cinemas, onde alguns de seus filmes encontram-se entre as dez maiores bilheterias da história do cinema brasileiro. O final de década de 80 marcou o primeiro desfalque no grupo com a  morte do integrante "Zacarias" e posteriormente em 1994 o grupo perdeu "Mussum". Depois de um longo período de reformulações Didi e Dedé voltaram com o programa, porém por pouco tempo, sendo extinto o nome "OS TRAPALHÕES" no ano de 1997. Atualmente Didi e Dedé trabalham juntos no programa "As aventuras do Didi" na TV GLOBO.
No quesito músicas infantis a criançada da década de 80 não tiveram do que reclamar. Muitos grupos formados por crianças foram lançados, entre eles o inesquecível "BALÃO MÁGICO", que era integrado por: Mike, Tob, Simony e Jairzinho. Lançado no ano de 1982 o grupo fez um enorme sucesso entre as crianças, ganhando no ano seguinte um programa de televisão na TV GLOBO. Ao todo o grupo lançou cinco discos e emplacaram vários sucessos, entre eles: Superfantástico, A galinha magricela, Ai meu nariz, Ursinho Pimpão,  entre outros. O programa seguiu até o ano de 1986, sendo substituído pelo XOU DA XUXA e o grupo se dissipou no início de 1987.
O grupo TREM DA ALEGRIA surgiu no ano de 1985 com apenas três integrantes (Patrícia, Luciano e Juninho Bill) e logo no primeiro disco já alcançaram um grande sucesso com a música "Uni, Duni, Tê". Em 1986 veio o apogeu do grupo com a entrada de uma nova integrante chamada Vanessa e também com o lançamento do segundo disco contendo um dos maiores sucessos do grupo, a música "He-Man", o álbum vendeu mais de um milhão de cópias. O "Trem" passou por algumas formações, sendo que no ano de 1987 a integrante Patrícia deixa o grupo para seguir carreira solo, sendo substituída apenas em 1988 por Amanda, voltando então a formar um quarteto. O início de 1989 marcou a saída de Luciano e Vanessa, consequentemente a entrada de Rubinho que ficou no grupo com Amanda e Juninho Bill até o final de 1992 quando o grupo chegou ao fim. Os maiores sucessos do grupo são: He-Man, Fera Nenêm, Uni Duni Tê, Pra Ver se Cola, Thundercats, Piuí Abacaxi, A Orquestra dos Bichos, Pula Corda, Lambada da Alegria, O lobisomen e Tartaruga Ninja. (Confira no final uma entrevista exclusiva com Luciano Nassyn do TREM DA ALEGRIA).
Os desenhos que viraram febre entre a criançada da época foram muitos e alguns deles ainda são transmitidos em diversos canais de televisão com relativo sucesso. Os personagens animados ganharam a galerinha e se apresentavam de diversas maneiras, alguns eram lutadores, outros super fortes, alguns carinhosos, porém todos tinham um único objetivo de vencer as forças do mal. Segue abaixo alguns desenhos que conseguiram êxito nos anos 80.
HE-MAN: Residente no planeta "Etérnia", um lugar de aparência medieval e cheio de seres mágicos o guerreiro luta para defender o planeta do malvado "Skeletor" que quer tirar de suas mãos o controle de todo o universo, ele ainda conta com ajuda de amigos.
THUNDERCATS: Conta a história de um grupo de felinos sobreviventes do planeta "Thundera" que possuem a Espada Justiceira, fonte do poder dos ThunderCats. A saga mostra a sobrevivência dos felinos no "Terceiro Mundo", tendo que lutar contra as forças malígnas de Mumm-Ra.
JIRAIYA: Estreou no Brasil no ano de 1989 na TV Manchete e diferenciou-se das outras séries de heróis, pois, o grande protagonista JIRAIYA não tinha superpoderes e sim utilizava a tradição japonesa dos ninjas e através das suas habilidades marciais vencia os inimigos. A série contou com um total de 50 episódios.
URSINHOS CARINHOSOS: Conta a história de uma família de ursos que ajudam as pessoas a trocarem bons sentimentos. Habitam na "Nuvem Rosa" e protejem a terra das sombras do mal e do temido "Coração Gelado".
OS SMURFS: O desenho é composto por diversas criaturinhas azuis que vivem na "Aldeia dos Smurfs" e são governados pelo Papai Smurf. A única personagem feminina é a Smurfete. Todos lutam contra o malvado feiticeiro "Gargamel" e seu gato "Cruel".


CONFIRA AGORA UMA ENTREVISTA COM "LUCIANO NASSYN", EX-INTEGRANTE DO GRUPO "TREM DA ALEGRIA"

Mesmo tendo se passado muitos anos desde o fim do grupo Trem da Alegria e principalmente de sua saída (Luciano deixou o grupo em 1989, sendo o projeto desfeito em 1992) ainda existe a lembrança da importância que foi fazer parte de um grupo onde milhares de crianças curtiam as músicas e principalmente queriam ser como ele.
Apesar do início precoce, Luciano nunca deixou de ser criança, "Jamais deixei de ser criança e na verdade é muito bom saber que muitas pessoas gostam de você. Sempre achei o máximo isso e retribuía sempre que me deixavam".
A infância como de uma criança normal foi marcada por brincadeiras, partidas de futebol, skate e tudo mais, porém sabendo que a qualquer momento teria que parar tudo para fazer um programa de televisão. Sobre as lembranças do grupo o cantor declara, "Tenho as melhores lembranças, por isso somos amigos até hoje! Possuo muitas lembranças boas, assim como temos as não muito boas, mas posso dizer que as boas superam".
Questionado se existem diferenças entre as crianças de sua época e as crianças de hoje, Luciano afirma, "Totalmente, a inocência era a prioridade fundamental para o despertar da curiosidade . Hoje em dia elas tem tudo nas mãos em um clicar de dedos".
O ex-trem acredita que o mercado musical ainda tem espaço para grupos infantis como os da década de 80, "Estou apostando que sim,  tanto que estou produzindo um trabalho infantil voltado para animais domésticos, mais precisamente para cachorros e gatos, com um embasamento aos cuidados e alerta contra maus tratos dos mesmos", declara. 
Atualmente o cantor trabalha em um novo single e acaba de lançar um teaser do mesmo, "Depois da divulgação do antigo CD, resolvi fazer um single. Nesse período, como o universo conspira a favor quando se acredita nele, recebi um convite mais do que especial de RODRIGO CASTANHO (NxZero, Fresno, Tihuana, etc.) para produzir esse single. Já está pronto e o teaser lançado, já está fazendo um barulho graças a DEUS.
Em homenagem ao dias das crianças LUCIANO NASSYN deixou uma mesagem especial, Confira:

"PEÇO AO UNIVERSO QUE ILUMINE A CABECINHA DE NOSSOS PAIS PARA QUE POSSAM ENSINAR OS VERDADEIROS VALORES PARA NOSSAS CRIANÇAS E QUE DESSES VALORES ELAS CONSIGAM FAZER UM MUNDO MELHOR, SEM AMBIÇÃO DEMASIADA, CAUSADORA DE GUERRAS SEM SENTIDO PARA O QUE ESTÃO NA BATALHA , LIMITANDO O SOFRIMENTO E ENCONTRANDO SAÍDAS SUSTENTÁVEIS PARA UM FUTURO DE LUZ. AGRADEÇO A DEUS(A) PELO TRABALHO  QUE VOCÊS DO "O FURO" FAZEM  E DESEJO QUE CRESÇAM  CADA VEZ MAIS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL. LUZ E PAZ." 

LUCIANO NASSYN


CONFIRA O PRIMEIRO SUCESSO DO GRUPO TREM DA ALEGRIA: "UNI, DUNI, TÊ" 


TEASER "LUCIANO NASSYN"  
A HISTÓRIA QUE ACABOU

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a matéria. Parabéns.
O Luciano é um artista completo e um ser humano maravilhoso.

Beka

Anônimo disse...

Vc é um gato completo....